A escalabilidade no conteúdo semântico da web

0

A web semântica enfrenta um problema severo com relação a sua escalabilidade, as estatísticas em sua forma teórica são plaúsiveis, porém quando é trazido a tona, os seus limites são extrapolados. A conhecida Deep Web é 500 vezes maior que a WWW, web de superfície, e todo seu conteúdo não é categorizado.

Organizar conteúdos de forma semântica requer uma grande estrutura procedural e um banco de dados de larga escala, atualmente o modo atual de organização WWW é feito através de hiperlinks, a rede é nada mais que um emaranhado de links entre páginas, e, esses links são feitos muitas vezes de forma erronea (não semântico).

Um modo de implementar a escalabilidade é através de uma rede P2P, sendo que, desta vez os as páginas serão conectadas entre si de forma semântica e categorizada. Pesquisadores da Universidade de Stanford elaboraram uma topologia de rede P2P baseada em um hipercubo.

Para construir e manter o grafo de hipercubo é necessário que a simetria de rede seja mantida e cada nó na rede deve ser aceito para integrar novas dimensões. A inserção no grafo é feita de modo que os nós sejam roteados para o caminho mais curto. A eficiência deste tipo de topologia é vista pela sua complexidade de O(logbN) e o fato de que a ingressão de um novo nó na rede não torna necessário o aviso de inclusão aos demais nós.

As pesquisas sobre as P2P semânticas crescem a cada dia, uma outra sugestão é uma rede de reputação P2P, que pode ser demonstrada como uma topologia de hipercubo com pesos nas arestas de forma que as páginas mais acessadas tenham um acesso facilitado.

O problema da escalabilidade está a um passo de ser resolvido, uma implementação visível da P2P é o SharkSystem, um framework para a construção de redes P2P semânticas.

 

Referências Bibliográficas

SharkSystem. http://www.sharksystem.net/

Udell, Jon. http://blog.jonudell.net/2008/08/04/social-dimensions-of-p2p-and-the-semantic-web/

W. Nejdl Et al.: A Scalable and Ontology-Based P2P Infrastructure for Semantic Web Services.
Wei WangGuosun ZengLulai Yuan: A Semantic Reputation Mechanism in P2P Semantic Web

Share.

About Author

Leave A Reply